Cemitério municipal do centro começa a preocupar a população tubaronense

26/07/2013 19:10
Um dos problemas mais sérios no centro de Tubarão é o Cemitério Municipal. Muitas pessoas reclamam da falta de espaço e alguns moradores das redondezas até mesmo do cheiro. O local é bastante atingo e praticamente não tem mais lugar para enterrar novos corpos o que começa a gerar uma certa preocupação na população. O cemitério Horto da Saudade, no bairro Monte Castelo também começa a ficar com a sua capacidade comprometida o que levanta uma outra preocupação. Apesar destes problemas, a prefeitura municipal ainda nem sequer tocou no assunto ou pelo menos por enquanto, pretende fazer alguma coisa para solucionar estes problemas. Pelo menos é o que informou, o secretário de Urbanismo, Vanio de Freitas Jr. Ele disse que até o momento não existe nenhum projeto para essas construções. Uma das saídas apontadas até pelas funerárias é a construção de um crematório, método utilizados em dezenas de cidade do país. Mas este assunto também não foi debatido pelo poder executivo. O proprietário de uma funerária que pede para não ter o nome revelado, disse que já levou esta ideia até a prefeitura em anos anteriores, mas que fizeram pouco caso. “Eu acompanho há mais de 30 anos os enterros de pessoas em Tubarão. E posso adiantar que a situação do cemitério municipal é caótica. Por isso levantei a ideia de construirmos um crematório. Nós mesmos da nossa funerária em conjunto com outras poderíamos nos unir e fazer isso em parceria com a prefeitura. Mas não fomos ouvidos. Vamos deixar estourar a bomba para ver o que acontece”, disse o empresário. Em algumas cidades como Balneário Camboriú, o crematório emite então uma carta ao cemitério solicitando a retirada dos restos mortais. O procedimento custa a partir de R$1.650,00 incluindo o traslado até o crematório, o processo de cremação, a documentação e a urna de cinzas. O valor não inclui a exumação, que é paga diretamente ao cemitério e pode variar em cada localidade. As cinzas são entregues até 72 horas após envio dos despojos ao crematório. “Depois da cremação a família pode espargir as cinzas em um local que o ente querido gostava, como no mar ou na fazenda, ou guardá-las na Sala de Memórias do crematório.
 
 
Sepultura do Coronel Collaço e demais familiares, no cemitério municipal de Tubarão. Sua sepultura está bem preservada e é uma das mais antigas do cemitério. Ocupada por diversos membros familiares, ao patriarca e sua esposa é dedicada uma placa em sua base frontal, constando:
“Aqui jáz
O coronel Luiz Martins Collaço
Fallecido a 7 de dezembro de 1888
E D. Maria Teixeira Martins Collaço
Fallecida a 29 de agosto de 1882
Orai por elles”
 
 
Cemitério Municipal no centro de Tubarão foi fundado em 1894
 
 
 
Cemitério Municipal Horto dos Ipês, no bairro Monte Castelo está com sua capacidade comprometida
 
 
 
Em Balneário Camboriú, o crematório cobra  a partir de R$1.650,00 incluindo o traslado até o crematório, o processo de cremação, a documentação e a urna de cinzas

—————

Voltar