Cirurgia de catarata no HNSC: idosa de 109 anos recupera visão

05/11/2010 18:29

 Uma senhora de 109 anos de idade foi submetida, com sucesso, a uma cirurgia de catarata no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O procedimento, realizado pela oftalmologista Dra. Bárbara Tonelli Narciso Prim, ocorreu há poucos dias e, logo após a cirurgia, a idosa recuperou sua visão. A catarata é uma das doenças mais comuns entre os idosos e pode atingir 40% das pessoas com mais de 70 anos.

As cirurgias para correção da catarata são realizadas com freqüência no HNSC, que conta desde o ano passado com o Facoemulsificador Laureate, da Alcon, um moderno aparelho que garante a recuperação mais rápida da visão do paciente. Os oftalmologistas Dr. Otto Frederico Feuerschuette Netto e Dr. Andreas E. W. Moreira Maia também já realizam este tipo de cirurgia.

O procedimento consiste em substituir a lente natural do olho (o cristalino) opacificada por uma lente intra-ocular artificial. “Fazemos uma pequena incisão no olho. Em seguida, introduzimos o facoemulsificador, que tem uma ponteira metálica que vibra na freqüência ultra-sônica, fragmenta o cristalino opaco em pedaços bem pequenos e os aspira na sequência”, descreve a oftalmologista. 

Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada com anestesia local ou tópica (colírios) e o paciente recebe alta poucas horas após o procedimento. A técnica é bastante segura, propicia menor número de complicações e a recuperação visual é quase imediata, além de permitir que a cirurgia seja indicada precocemente.

 

—————

Voltar