Comunidade (30out10)

29/10/2010 19:40

 BOCA DE URNA
Desvio de verbas, tráfico de influência, contas secretas em paraísos fiscais, propinas, nepotismo, dossiês, violação de sigilo, são alguns dos tipos de escândalos, que mancham e entristecem o cenário político brasileiro. Nos últimos debates, Dilma (PT) e Serra (PSDB) trocam farpas, e acusam-se, mutuamente. Factóide, trololó ou baixaria? Não é hora de tergiversar. O povo que decida!
A história política brasileira está recheada de ingredientes, que poderiam ser adaptados para uma novela da TV Globo, e indicada para maiores de idade. Crimes, mortes, adultério, sexo explícito, romance, etc. Washington Luís, quatro anos antes de ser deposto pela revolução de 1930, teria levado um tiro de uma amante francesa, em pleno Copacabana Palace, Rio. Virginia Lane, a vedete do Brasil, fez a cabeça do “Gegê”. Viveu tórrido romance com o poderoso Presidente Vargas. A baixinha sabia, onde amarrar o seu cavalo. Mais tarde, o gaúcho presidente encantou-se com a mulher do chefe do Gabinete Civil da presidência. Como se diz, vulgarmente, lavou a égua e mandou o maridão pastar nos verdes pampas.
Juscelino Kubitschek, o presidente bossa nova, inicialmente, andou “sassaricando” com a Virginia Lane, ex do Getúlio Vargas, até que conheceu Lúcia, mulher do deputado e presidente de seu partido. O marido quando soube do caso, passou no bico da esposa do presidente, apanhou um revolver e ameaçou matar os dois amantes. Esfriou a cuca, mas passou a dormir em cama separada. Aceitou a situação, entre aspas. Ao viajar para visitar a amante, Juscelino encontrou a morte.

DANADINHO
Presidente Jânio Quadros teria assediado a apresentadora Hebe Camargo. Ela chegou a marcar um encontro, mas deu bolo. Será que foi por isso, que o presidente passou a beber tanto?
Na arca - Noé, seria filho de João Goulart com uma empregada da fazenda.
Na moita - Edine Souza Correa, ex-funcionária do SNI tivera um filho com o presidente Figueiredo, quando este era chefe da Casa Militar do presidente Médici.
Amizade colorida - Ex-presidente Collor, também, teve filho fruto de um relacionamento extraconjugal e assumiu.
Franco demais - Itamar telefonou para uma repórter em Brasília, fazendo-lhe os maiores galanteios. Cantada foi gravada e divulgada, posteriormente.
Fresca demais - A modelo Lílian Ramos, depois de desfilar na Viradouro conseguiu permissão, para entrar no camarote do presidente Itamar Franco.
Com 96 centímetros de busto de fora, sacudiu as mamárias e subiu ao camarote. Quando ela levantou os braços para sambar, os fotógrafos, que faziam “boca de urna,” perceberam que a moça estava sem calcinha. “Lavraram o flagrante,” enquanto o povo cantava: a “perereca da vizinha tá fora da gaiola, xô, perereca”...

BAIXARIA?
Adhemar de Barros sempre marcava seus comícios numa cidade, antes do Jânio Quadros. Encontraram-se em Vacaria (RS). Janistas foram ver o comício do Adhemar.
___ Senhoras e senhores, entre as várias obras que fiz em S.Paulo, está o PINEL, hospital de loucos. Infelizmente, não foi possível internar todos. Um desses loucos havia escapado e fará comício nesta mesma praça, amanhã.
No dia seguinte, Jânio deu o troco.
___ Quando fui governador de São Paulo, construí várias penitenciárias, mas não foi possível trancafiar todos os ladrões. Um escapou, e fez um comício, aqui mesmo, nesta praça, ontem.
Amanhã vamos escolher nosso presidente. Ele ou Ela? Com o nosso voto estamos outorgando poderes ao futuro governante, uma procuração em branco. Devemos pensar bem, e que Deus nos ajude a fazer a melhor escolha.

O PROFETA MOLUSCO
Perguntaram ao Paul, o polvo profeta, quem venceria a eleição no Brasil? O molusco bateu as botas antes de responder, pois eleição, quem decide é o povo, e não o polvo. Molusco não dá palpite sobre companheiro molusco (Lula)

NOTÍCIAS DA TERRINHA

VISITA DOS ELEITOS.
Festa no CTG do Tio Preto. Vereador Everaldo dos Santos, tido como anfitrião do evento, adora chegar ao local, no mesmo carro da autoridade principal. Sinal de prestígio, porém, no CTG, ele ficou em segundo plano. PISCO, o “renegado”, de olho no céu, decifrou o sinal de fumaça.
___ Índio precisa de ajuda. Quando o pássaro de ferro (helicóptero) pousou Pisco estava no ponto, com roupa de safári e uma mochila escolar às costas, fazendo às vezes de pára-quedas. Missão: levar o Índio candidato a vice- presidente na chapa de Serra, até a localidade de Taquaruçu.
Dizem que quando o Everaldo viu o Pisco descer na clareira, ao lado do Índio, quase morreu de inveja. Índio, com pinta de galã de novela da TV Globo foi rodeado pelas mulheres e até, por alguns marmanjos. Índio quer apito e boca de urna.
Colhendo verde. Batista Cruz, a pedido do Vereador Everaldo dos Santos, indagou ao a LHS, senador eleito.
___ Senador, o novo presidente da Câmara Municipal de Laguna é uma forte liderança do PMDB local. O senhor o considera um bom nome, para concorrer à prefeitura da Laguna?
___ Temos vários bons candidatos na polialiança, disse o senador. Cabe aos diretórios municipais escolherem os seus candidatos. Saiu pela tangente.
RUAS: Asfalto da Almirante Lamego ficou bom. Está faltando a sinalização. Na av. São Joaquim (do Tiele aos Molhes) o leito da rua está sendo, totalmente, repavimentado. Obra ficará pronta até o verão?

PERGUNTO. RESPONDA QUEM SOUBER.
Muitas são as especulações, por isso perguntamos. O caso da criação do município de Pescaria Brava, já está sacramentado? Teremos, mesmo, eleição para o primeiro prefeito em 2.012? Quem sabe os vereadores possam dar informações a respeito?

MINISTRO GREGOLIN
Após enfrentar a ira dos pescadores por causa da possibilidade de terem que devolver dinheiro do defeso, o Ministro da pesca informou ao Batista Cruz, que não existe dinheiro, ainda, para a tal dragagem da lagoa Santo Antônio. Não é pouca grana. Um mal-entendido teria atiçado a revolta dos pescadores.

A QUEDA DA BASTILHA
___ Por que o prefeito Célio Antônio cancelou sua visita à França?
___ Por causa das greves na cidade de Paris?
___ Não! Parece que foi descoberto aqui, na terrinha, um complô que visava a tomada do poder durante a ausência do alcaide.
___ Provas?
___ Fotos! Fotografias comprometedoras.
___ De quem?
___ Do vice-prefeito Luiz Fernando Lopes, vereador Dudu Carneiro e professor Danilo Prudêncio caracterizados de Robespierre, Danton e Marat, respectivamente, diante de um cartaz, repetindo o lema revolucionário: Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
Não havia dúvidas, era um golpe em andamento.
Um observador mais atento teria percebido que as fotos haviam sido batidas na sede da Escola de Samba “Democratas”, cujo tema enredo seria a “Revolução francesa”. Fernando, Danilo e Dudu estavam, apenas, provando a fantasia de seus personagens. Um pouco de fantasia, para aliviar a tensão pré-eleitoral

BELEZA
Até a primavera ficou enciumada. Milhares de jovens, na flor da idade, trouxeram juventude à vetusta cidade. Era dia de vestibular da UDESC. Dizem que o Curso de Arquitetura e Urbanismo já é um referencial.

PORTA ARROMBADA, TRANCA DE FERRO.
O “Consórcio Molhe Sul” fez o que bem entendeu. Zombou da sociedade lagunense, e fez escárnio dos poderes constituídos. Desdenhou de todos os órgãos de imprensa da cidade. Ninguém os enfrentou como devia. Quando, ao final da obra informaram que houve erro de cálculo e que as pedras do fundo do canal eram maiores do que esperavam ninguém os interpelou, com braço forte e nem tentaram impedir a saída de máquinas. Agora, depois do leite derramado ficamos valentes, latindo de longe. O mesmo está acontecendo com a BR-101, trecho Laguna/Tubarão.
Em 1917, a Estrada de Ferro Teresa Cristina instalou sua “estação”, num prédio velho, caindo aos pedaços. A juventude lagunense reagiu, destelhou o pardieiro e jogou os cacos para o interior do prédio. Diretor da ferrovia veio verificar o estrago, e foi recebido por uma orquestra de latas de querosene vazias. Barulho e repúdio. Estação foi instalada num vagão, que foi incendiado pela população. Só assim construíram uma pequena estação. Abuso e descaso têm limite.

—————

Voltar