Cricri (20nov10)

19/11/2010 18:46

 Fase boa (1)

Ao contrário de Tubarão, o município de Criciúma vem deslanchando economicamente nos últimos tempos. Nota da coluna do Adelor Lessa revela que no dia 25 próximo, a  rede Giassi vai inaugurar uma grande loja no bairro Santa Bárbara, comemorando os seus 50 anos de existência. O Grupo Bistek vai inaugurar a ampliação da sua loja maior, no Centro, até o início de dezembro e, por sua vez, a rede Angeloni vai inaugurar a sua nova loja na Avenida Centenário, também no último mês do ano. Três empreendimentos deste tipo não são feitos em cidade que não está bem economicamente, que não tem dinheiro circulando e que não oferece boas perspectivas de futuro. Três supermercados novos como estes, ao mesmo tempo, só são feitos em cidade que está bem e que está aumentando a renda dos seus cidadãos. Esta é uma leitura inevitável do que está acontecendo na cidade de Criciúma.  A cidade está numa fase muito boa, graças aos empreendedores e seu povo. Se os representantes políticos ajudarem, e conseguirem se unir para resolver os nós que ainda trancam o processo de desenvolvimento, em pouco tempo a cidade vai voltar às primeiras posições do ranking estadual de produção, circulação de receita e renda para as pessoas.

 

Fase Ruim

E o que resta para Tubarão? Por aqui só se fala em reforma na Prefeitura, desgraças, assassinatos, Brigas por acomodação nas tetas governamentais, etc... Não se vê movimentação de lideranças para que novos investimentos sejam feitos em nosso município. Em vez de bônus, o povo tubaronense só tem arcado com ônus. Cabe aos segmentos organizados e à classe política uma maior ação. Ou, desgraçadamente, continuaremos crescendo, mas para baixo, como cola de cavalo. Enquanto a sociedade da vizinha cidade acolhia Ivan Lins, nós tubaronenses no Farol entupíamos o pandulho na Praça de alimentação, nos Bobs e Mac Donalds, ou ainda outras opções. Para fechar nossas noites, no cinema, as cartas psicografadas por Chico Xavier, aposentados e perigosos, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1, ou ainda essa obra prima do cinema nacional, Tropa De Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro. Sugiro ao seu Genésio A. Mendes ou seu Ivo, para arrumarmos um espaço para que todos os meses pudessem  presentear o povo com Teatro ou um show nacional. Para quem já faz tanto, é só mais uma sugestão.

 

 Amadorismo

Se já não bastasse o descaso com que a prefeitura de Laguna anda tratando o município, depois de intensa divulgação, acabou por cancelar a apresentação da República em Laguna, em sua primeira semana. O motivo é o não recebimento das cotas de patrocínio. A decisão foi anunciada por meio de um comunicado enviado pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Laguna nestes termos: "Os produtores e organizadores da República em Laguna informam que devido a não sinalização de verbas dos patrocinadores, as apresentações dos dias 18, 19, 20 e 21 de novembro foram canceladas. Nesta quinta-feira uma nova reunião será realizada para discutir as novas datas das apresentações para a próxima semana. Os valores dos ingressos já adquiridos serão devolvidos nos postos de vendas." Uma pena que a falta de organização e o planejamento são deficientes na vizinha cidade. Na época do Adilcio Cadorin, que foi o mentor do projeto, a coisa era diferente. Enquanto isso, o prefeito está de malas prontas para ir para a Europa. Só não foi ainda pelos problemas que estão ocorrendo na França.

 

Protegendo quem?

Um deputado catarinense apresentou na Câmara Federal o PL da “Lei do Cheque”, que visa resgatar a credibilidade do título de crédito e também reduzir o índice de inadimplência. Entre outras disposições, o projeto prevê que os bancos cubram os cheques com valor de até 25% do salário mínimo. Pelo que se sabe, tal político tem um problema sério na família, onde um afim é recordista em aplicar cheques sem provisão de fundo. Estaria, o "cujo" legislando em causa própria?

 

Saiba mais sobre a beterraba:

A beterraba (género Beta L.) é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou as Amarantáceas, pela APG. O nome é derivado do substantivo francês betterave (sendo bette a acelga, e rave nabo). A raiz tuberculizada, serve para além do fins culinários, para produção de açúcar (sacarose). Também existe uma variante cultivada para alimentação animal. Advinha da onde vem a maior Beterraba do mundo? acertou se disse que foi no Alaska. Elas chegam a pesar mais de 20 Kg. Na minha casa passa algum tempo cuidando de minha hortinha. Alface lisa e crespa, beterraba, cebolinha, radite, manjerona, salsa, Couve, dois tipos, Hortelã, boldo, cidreira e até citronela, que espanta mosquitos eu tenho nela. Intrigado com o tamanho das minhas beterrabas, que chegaram aos 700 gramas (e não é conversa de pescador) fui atrás saber mais sobre o troço. Fiquei fascinado com minha descoberta. Embora a beterraba que cultivo, sem agrotóxico, seja linda e gostosa, a maior proeza que vem do Alaska, é feio e me disseram, sem o gosto das  betterave normais que produzimos aqui em nossa região.

 

Orleans

Pois não é que o jargão popular que a língua é chicote da b..... é verdadeiro. Isso mostrou a realidade nesta semana em Orleans, quando um vereador governista acabou sendo surrado a relho pelo marido de uma conselheira tutelar que se disse ofendida pelo edil. O vereador, bronqueado com a servidora por conta de acusações contra um colega  seu que está envolvido num processo de corrupção de menores falou demais. Insultou a senhora e o marido tomou as dores. Antes da sessão da Câmara acabou sendo surpreendido pelo desafeto e a bronca foi parar na polícia. E ele depois no hospital. Portanto, cuidado com a língua.

 

Filho da terra

Ainda o caso do adiamento da República em Laguna, que foi transferida por falta de recursos. Na manhã de ontem (19), através da Rede Record, soube que a alegação é de que o Ministério do Turismo, comandado pelo mesmo partido do prefeito Célio Antonio, o PT, não repassou a verba prometida. Isso é sinal de que o alcaide está mal na fita.  Até mesmo dentro do partido. Sem falar no município que administra (?). Dilma perdeu feio no primeiro e segundo turno. Prefeito pé frio!

 

É hoje

Os anos 60 foram, destacou-se, sobretudo, de uma nova juventude, que também transviada, substituiu James Dean e Elvis Presley pela rebeldia política de Che Guevara e a moral sinalizada por Jimi Hendrix e toda uma constelação de pop-stars que morreu vítima da overdose de drogas. Ontem no calçadão, um membro da “Velha Guarda” bradou pra mim: “É AMANHÃ AQUI EM TUBARÃO”. Como sou pueril, deixo a reflexão para os seis leitores da coluna. 

 

Vadiagem oficial

Com o advento da reforma, as demissões anunciadas e dadas como certas, muita gente sabe que vai ser demitida, arriaram de vez. O bairro de Oficinas,  que já vinha entregue as moscas, está abandonado por completo. Exemplo patente da falta de compromisso, com o prefeito e os moradores do maior bairro de Tubarão, está na Rua Pedro Peixer de Carvalho em frente ao Ginásio Salgadão, onde por ironia funciona o Departamento de Oficinas. Na quinta-feira (18), ocorria uma partida no ginásio, um carro acabou num bitelo de um buraco, ocasionando dor de cabeça ao proprietário e um tempo útil de 2h para ser removido. Prefeito: Antecipe a debandada. Escolha gente que se incorpore ao seu espírito de ser e fazer as coisas. Antecipando as demissões em 30dias, atrasando o retorno ou novas contratações, a economia seria gigante, para quem sabe, buscar na terceirização o choque de gestão para mudar a cara desta cidade.   

 

Por  email 

“É verdade a matéria divulgada do Sr. Miguel Ximenes, você tem toda razão, e quero também perguntar, o que o Sr Beto Tournier, que hoje está na SDR com um ótimo salário e que sempre teve bons cargos no governo estadual e municipal, qual a contribuição que ele deu para o povo de  Tubarão e para o PMDB, se até nos comícios do partido está sempre de cara cheia e nunca ajudou ninguém e só pensa nele e na família dele. Maria Amélia Rocha”

—————

Voltar