Invisíveis aos olhos, germes e bactérias podem causar danos ao organismo

01/10/2010 19:11

 

Passamos o dia tomando diversos cuidados para evitar perigos, mas muitas vezes eles estão escondidos dentro de nossa própria casa e nem os enxergamos, como é o caso de bactérias, fungos, ácaros e germes que estão presentes em todo lugar e pode causar sérios problemas á saúde. 

Pessoas com baixa imunidade são alvos fáceis para estes microorganismos que podem acarretar diversas doenças, entre elas processos alérgicos que abrem portas para infecções alimentares ou atacam os pulmões.  As doenças mais comuns desse tipo de contaminação são salmonelose, estafilococose e verminoses diversas. Para se precaver é fundamental manter a limpeza de casa em ordem. Para se ter idéia, um pano de prato úmido deixado sobre a pia da cozinha pode conter mil vezes mais bactérias que o tampo de vaso sanitário. Outro deposito de bactérias são as esponjas de lavar louça que devem ser trocadas semanalmente. A cozinha é o ponto da casa que merece mais atenção quando o assunto é limpeza, pois é nela que passam todos os alimentos. Segundo o Ministério da Saúde, de todos os 5.699 surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) registrados no país entre 1999 e 2007, a maioria (34,7%) ocorreu dentro de casa. A principal causa foram as bactérias, responsáveis por 83,5% dos casos
Para se precaver, recomenda-se a limpeza diária de pisos e azulejos, além de uma boa higiene das mãos, que pode evitar 80% dos casos de contaminação.
As bactérias não estão apenas nas cozinhas. Maçanetas de portas podem conter saliva, coliformes fecais e até mesmo vírus como o da gripe; as roupas de cama se não forem trocadas freqüentemente levam a surtos de asma, rinite e outras alergias; no banheiro a descarga deve ser acionada apenas com a tampa do vaso fechada, pois quando aberta os germes vão para o ar e podem contaminar a pia, toalhas ou até mesmo escovas de dente.

Lavar bem as mãos pode evitar 80% dos casos de contaminação

Substituas as esponjas de louça a cada semana ou assim que elas começarem a se espedaçar.

—————

Voltar