Jornalista informa sobre cursos que serão realizados em Laguna por ocasião do Gemellaggio com a cidade italiana de Ravena

13/08/2010 18:08

 

O jornal A Crítica recebeu nesta semana carta da jornalista Deborah Matte, da empresa La Chiocciola Assessoria, localizada em Canasvieiras, em Florianópolis que acusou o recebimento de um exemplar deste hebdomadário, da edição da semana passada, que traz notícia sobre as comemorações em Ravenna de Anita e Giuseppe Garibaldi.  Em matéria sobre a visita do ex-prefeito Adilcio Cadorin a Ravenna, o jornal cita a vinda à Laguna de dois professores de mosaico e de acordos bilaterais na área da carcinicultura.  “A bem do bom jornalismo, gostaríamos de agregar algumas informações sobre estes eventos, que vão se desenrolar entre setembro e dezembro próximos”, expôs a jornalista. De acordo com Deborah Matte, “a vinda dos professores de mosaico é a segunda fase de um acordo de cooperação na área da cultura - que iniciou em novembro passado, com a apresentação em Laguna do teatro "A Epopéia Garibaldina" - sobre a vida de Anita Garibaldi, que teve sua estréia internacional aí na cidade natal da heroína. Os professores de Ravenna virão para dar formação aos artesãos e professores da rede municipal de ensino, que passarão a trabalhar com mosaico nas escolas. Num segundo momento, os melhores alunos do curso farão um estágio em Ravenna para especialização. Na sequência, será elaborado em cooperação entre as duas cidades, um plano de decoração de áreas públicas do município da Laguna, à base de mosaicos. Quanto ao acordo com os carcinicultores, já tivemos uma reunião com os empresários, e uma missão oficial deverá visitar aquela cidade italiana até o final do ano”. A jornalista salientou ainda que todas estas ações estão sendo desenvolvidas entre a Prefeitura Municipal de Laguna e a Prefeitura de Ravenna, com a intermediação da La Chiocciola Assessoria e com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e Cultura. Trata-se de um grande acordo de colaboração assinado em junho do ano passado, por ocasião da visita do prefeito de Laguna, Célio Antônio, à cidade de Ravenna, na Itália.

 Ex-prefeito Adilcio Cadorin comenta informações da jornalista Deborah Matte reconhecendo a continuidade do programa criado em seu governo
 De Istambul, na Turquia, onde está em vigem com o empresário Paulo Roberto Lopes de Magalhães e as respectivas esposas, o ex-prefeito, Adilcio Cadorin comentou sobre a manifestação da Jornalista Deborah Mate lembrando que o gemellaggio foi celebrado ainda em 2002 quando era prefeito e reconhece que a atual administração de Laguna deu continuidade a este programa, celebrando novos convênios com Ravenna, o que é salutar. “Devo ainda enaltecer o trabalho desta senhora e do Sr. Marcos Tasca, que através desta empresa que é a La Chiocciola Assessoria, estão se esforçando ao máximo para celebrar novos convênios, aos quais Laguna deve agradecer se forem realmente celebrados. Lembro que o gemellaggio, para render frutos à cidade, deve ser praticado pelos diversos setores da sociedade civil, pois é um programa que oferece uma oportunidade única para os lagunenses e que a cidade deve aproveitar melhor mantendo relações com as autoridades, empresas e entidades de Ravenna. É o que o empresário Paulo Roberto Lopes de Magalhães e eu fomos fazer em Ravenna e outras cidades da Itália. Além de atendermos ao convite da Prefeitura de Ravenna para nos fazer presente no evento que comemorou os 150 anos da Republica Italiana e mais um aniversário que reverenciou a morte de Anita”.
Cadorin ressaltou que também trataram da vinda de um grupo de Teatro da Itália, da cidade de Vitório Veneto, que no mês de novembro, fará apresentação da vida de Anita quando jovem. “Será apresentada em português, o que facilitará a compreensão da plateia. A obra foi roteirizada a partir do livro que escrevi em italiano sobre a nossa Heroína. Também mantivemos contato e estamos buscando parceria (que pode ser com a Prefeitura de Laguna ou de clubes e entidades) para a continuação do curso de máscaras venezianas, que foi iniciado em 2004, com a presença em Laguna de professores de Burano- Veneza, Itália. Assim, tendo em vista que o gemellaggio também deve ser incrementado pelas empresas e entidades, sob a tutela dos convênios realizados em 2002 e confirmados pela nova administração de Laguna, exortamos aos interessados que não desperdicem esta mesma e única oportunidade que as Prefeituras de Ravenna e de Laguna, estimulados pela La Chiocciola, estão promovendo. Por derradeiro, como a senhora, Deborah Matte é pessoa de meu relacionamento, a quem rendo homenagens pelo seu belo trabalho em prol da manutenção deste irmanamento entre Ravenna e Laguna, informo que cópia deste e-mail dirigido ao Jornal A Crítica está seguindo para a mesma”, complementou.

 

—————

Voltar