Laguna: Falta de remédios e local inadequado do almoxarifado é denunciado por vereador

28/06/2013 20:21
Falta estrutura para atendimento nos postos de postos de saúde de Laguna, reclamou o vereador Andrey Pestana (PSD) que tem 27 anos e foi eleito com 805 votos na última eleição. Foi durante pronunciamento na Câmara Municipal de Laguna, na última sessão. O parlamentar chegou a dizer que é inadmissível a falta de gaze num posto de saúde. Pestana comentou que está cansado de ouvir dizer que a desculpa da falta de material nos postos de saúde, é sempre a mesma - “licitação”. “Eu estou ficando com pena desse pessoal da licitação, eu já trabalhei com licitação, sei como funciona, sei que é demorado, lança edital, escolhe a modalidade. É demorado, mas não leva seis meses”, sublinhou o edil. “Losartana tem, mas volta e meia não tem; Omeprazol tem falha pontual, falta uma vez ou outra; AAS falta uma vez ou outra; Captopril também. Pelo amor de Deus, nós estamos lidando com saúde”, esbravejou o vereador que também cobrou sobre o estado que se encontra a sala do almoxarifado. “Existe instrução normativa de como manter um almoxarifado, e não adianta querer me enganar porque eu já trabalhei como almoxarife na UDESC, e a forma como está sendo feito não é a certa. Primeiro que material de expediente não se mistura com material de limpeza. Segundo quando você trabalha com materiais relacionados a processamento de dados eles tem que estar fechados num armário e não na porta; Também tem muita umidade. A sala tem mofo. Eu peguei na mão pelo menos três caixas de luva de procedimento com bolor em volta. O reboco está caindo e a parede está inchando. Sabe o que é isso? É obra mal feita”, detonou Pestana. O almoxarifado foi inaugurado no fim do ano passado, pela administração anterior. A Obra custou R$ 106.532,26 e foi realizada pela empresa Snitram. De acordo com o vereador outras reclamações da população precisam ser ouvidas, tais como: O médico do posto de saúde do Mar Grosso atende no máximo 20 pessoas por dia. Já no posto da Vila Esperança o médico o contrato é pelo PROVAB, que é um Programa do governo federal de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) que oferece emprego para profissionais de saúde. “Sabe como funciona o PROVAB? Eles pegam os alunos recém saídos da faculdade de medicina, eles trabalham 4 dias e 1 dia, 8 das 40 horas, o resto fica a disposição deles para cursos, ou seja, ele está estudando e esse é um médico que é pago pelo Ministério da Saúde”, destacou o parlamentar.  
A reportagem do jornal A Crítica procurou o Secretário da Saúde, Luiz Felipe Remor, tem enviado a ele o relato da manifestação do edil. Até o final da tarde de ontem (28) a versão dele não havia chegado à redação deste jornal.
 
Obra mal feita – reboco caindo e parede inchando.  Esse é o almoxarifado da Saúde que foi inaugurado no fim do ano passado, pela administração anterior
 

—————

Voltar