Novo Bispo da Diocese chega à Tubarão

16/07/2010 19:39

 O frio e a chuva não afastaram os fiéis da igreja de Humaitá, em Tubarão, na tarde de ontem, sexta-feira (16), onde foi recepcionado o novo bispo da Diocese de Tubarão, Dom Wilson Tadeu Jönck (SCJ). Dom Wilson chegou por volta das 16 horas, na igreja acompanhado do pároco de Imbituba  José Eduardo Bittencourt. Após ser recebido por padres da região, o bispo adentrou na igreja e os fiéis o receberam com grande alegria. Os fiéis seguravam bandeirinhas de várias cores e faixas desejando boas vindas. 

Logo em seguida, iniciou os pronunciamentos. O primeiro a falar foi o administrador da Catedral, o padre Nilo Buss que ficou a frente dos trabalhos da diocese até que um novo bispo fosse nomeado. Depois foi a vez do padre da paróquia de Humaitá, padre Itamar Faísca Nunes, em seguida o prefeito de Capivari de Baixo e de Tubarão fizeram o uso da palavra e por volta das 16h30min, o novo bispo deu as boas vindas aos fiéis. 

Para Dom Wilson o momento foi muito esperado ao encontrar-se pela primeira vez com os fiéis da diocese. “É com grande alegria e confiança que inicio a caminhada à frente da Diocese de Tubarão. Espero cumprir o que o evangelho nos pede. Pretendo conhecer a realidade de toda a Diocese e espero corresponder a todas as expectativas. Vamos atuar em prol de toda a comunidade diocesana”, declarou o bispo. 

A posse do bispo Dom Wilson vai acontecer no domingo (18), às 15 horas, na Catedral Diocesana de Tubarão. Durante o evento de posse, ocorrerão quatro momentos durante a missa. Haverá a leitura da Bula Papal que será proferida por Dom Murilo Sebastião Krieger, a entrega do báculo (cajado) de pastor ao bispo por Dom Jacinto Bergmann, depois o novo bispo vai sentar-se na cátedra (cadeira) onde o bispo pastoreia e haverá os pronunciamentos de várias autoridades da igreja e da sociedade. Ao final dos pronunciamentos, o novo bispo percorrerá os corredores da igreja dando a benção aos fiéis e realizará sua primeira missa. 

Para o padre Raimundo Ghizoni foi com grande alegria que a diocese recebe Dom Wilson. “Para nós paroquianos e diocesanos a vinda do novo bispo é muito importante, pois, ele vai continuar orientando a família de Deus em toda a diocese. Pedimos muito a Deus que nos enviasse um pastor que com o pai orientasse os seus filhos. Ele nos trouxe um grande evangelizador” afirmou. 

Mas Ghizoni explicou que, durante estes meses em que a diocese ficou sem a nomeação de um bispo, não ficou sem orientação. “Desde que Dom Jacinto Bergmann foi transferido para Pelotas, o Clero da diocese se reuniu e o conselho presbiterial escolheu o padre Nilo Buss para ser o orientador diocesano até a chegada do novo bispo. Para nós a chegada hoje, em Tubarão, de Dom Wilson, é um ótimo sinal, pois hoje, comemora-se o dia de Nossa Senhora do Carmo”, finalizou o padre Raimundo Ghizoni. 

O padre Nilo Buss, que deixa o cargo de administrador da diocese, disse que foi com grande alegria que orientou os trabalhos da diocese. “Com a posse de Dom Wilson a diocese passa a ter um pai espiritual e vamos acolhê-lo com muito carinho”, frisou. 

Na paróquia de Humaitá os fiéis portando bandeirinhas saudavam o novo bispo

Comprovando o que já tinha tido ao Jornal A Crítica, Dom Wilson mostrou ser um homem simples e muito povão

 

 

A leitura da Bula Papal será proferida por Dom Murilo Sebastião Krieger no domingo (18)

Bispo Dom Jacinto Bergmann fará a entrega do báculo (cajado) de pastor ao novo bispo durante solenidade de posse na Catedral

—————

Voltar