Orleans: Vereadora Suzelei Padilha pede atenção do município para adequação do canil

26/11/2010 14:52

 Preocupada com a situação em que se encontra o canil do município e também a proliferação de animais pelas ruas da cidade, a vereadora Suzelei Brighenti Padilha (PSDB), a "Lela", entrou com indicação, durante a sessão ordinária da última segunda-feira (22). Ela quer que o município faça uma melhor adequação no local que abriga cerca de 50 animais sem prejuízos para a comunidade. Na mesma sessão, a presidente Berenice Terezinha Bernardo Durante, a "Nice", questionou alguns órgãos de imprensa que publicaram notas desabonando sua conduta a envolvendo em processos judiciais.

Nice questionou as colocações feitas pela jornalista Karina Manarin (Jornal da Manhã - Criciúma) e do jornalismo da rádio Guarujá quando a envolvem como ré em ação judicial. Ela defende o trabalho que vem sendo realizado pelo Ministério Público a quem cabe investigar supostas irregularidades no setor público, mas não cabe a imprensa denegrir a imagem do homem público quando este é questionado. "Não houve qualquer julgamento ou decisão judicial sobre a ação cível pública que corre no Fórum.  É inadmissível a imprensa agir dessa forma sem ver a integridade dos fatos. Cabe à imprensa a lisura das informações e não procurar denegrir a imagem das pessoas", desabafa a presidente. Ela cita que os processos que correm no fórum sob denúncias do Ministério Público a exemplo da ação civil pública que investiga irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Santa Otília, entre outros.

Na mesma sessão, a vereadora Lela pede ao executivo uma política de ação para resolver o problema que envolve o canil da cidade, buscando melhor adequação do local e ambiente para tratar dos animais. Embora votasse favorável à proposição apresentada pela vereadora, o vereador Osvaldo Cruzetta, o "Vá", disse que a administração municipal deveria se interessar mais pela questão da Saúde da população e que o pleito para os animais era secundário. "O canil que existe em Rio Belo está tirando o sono dos moradores, mas em primeiro lugar temos que pensar é nas pessoas", enfatiza.

Na semana passada, O Ministério Público local, através do promotor Samuel Dal Farra Naspolini, após receber representação oferecida pelos integrantes da ONG Bicho Amigo, foi instaurado inquérito civil para apurar a existência e o atual estágio da política municipal de proteção aos animais e prevenção de zoonoses. Procedimento semelhante é desenvolvido com sucesso, há alguns meses, pela Promotoria de Justiça de Lauro Muller. 

 

Vereadora do PSDB de Orleans, Suzelei Brighenti Padilha (Lela)

—————

Voltar