Pessoas (06nov10)

05/11/2010 14:04

 Tubarão violento

A Cidade Azul deverá colocar-se entre as cidades com o índice mais elevado de criminalidade em 2010, em Santa Catarina. São inúmeros homicídios, roubos, assaltos a mão armada, arrombamentos, agressões e etc. É um troféu muito triste para uma população conhecida há alguns anos como pacata e ordeira.

 

Expectativa  

Tubarão vive a expectativa da indicação do nome de Carlos Stüpp para um cargo de primeiro escalão no governo de Raimundo Colombo. Stüpp é graduado em Administração de Empresas, foi um dos fundadores da AJET – Associação dos Jovens Empresários de Tubarão. Foi vice-presidente e presidente da CDL de Tubarão. Foi o primeiro presidente da FCDL/SC - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, eleito por voto direto dos lojistas do estado, sendo escolhido por 98% dos associados. Foi eleito e reeleito prefeito de Tubarão. 

 

 

Na moita

Sobre as queixas de que Stüpp não atende a imprensa no momento, Sargento Batista na câmara de vereadores foi categórico: “Esperem até final de novembro que ele irá atender a mídia e terá muito que falar”. Batista deu a entender que Stüpp assumirá mesmo um cargo no governo do estado. Comentam que o ex-prefeito pode assumir na Codesc, Badesc ou Celesc. Stüpp assume e a esposa Vera tem tudo para com a reforma do prefeito Manoel, assumir cumulativamente as secretarias de Saúde e Assistência Social. Nessa, eu creio, Dr. Roger vai dançar. Quem viver, verá!

 

Duvido

Vídeo no Youtube mostra a vida dos deputados federais suecos. Dormem num sofá-cama, lavam a própria roupa na lavandeira comunitária e zelam pelo “apê” de 40 m2. Não têm secretária, assessor de gabinete, carro e motorista. Se fosse assim no Brasil, será que o deputado Edinho estaria no 5º mandato? 

 

Guarda Municipal já!

A Praça de Oficinas é um dos espaços públicos mais importantes de Tubarão, preenchendo todos os requisitos para priorizar a ação da Guarda Municipal, já que é o circuito de grande afluxo de pessoas e veículos. Um guarda colocado ali, dia e noite iria dar informações ao público, fazer abordagem a pessoas em situação de risco orientando-as para uso adequado daquele espaço, que tem sanitários, entretenimento e descanso. No local, circulam um grande número de pessoas por dia. Com a presença da Guarda Municipal não veríamos mais pessoas tomando banho no chafariz, que não tem água própria para banho, além do perigo com a eletricidade. O guarda orientaria sobre os riscos, atuaria com eficiência, nos casos de roubos e vandalismo que hoje existem na praça, tornando o espaço cada vez mais seguro e humanizado. Pense nisso, prefeito! E faça o Fabiano e a turma dele visitarem mais aquela Praça.

 

Não aprovado

O ex-prefeito de Orleans, Adolar Carboni Librelato (Lali) que é do DEM, agora quer disputar a vice-presidência da Coorsel - Cooperativa de Eletrificação Rural de Treze de Maio. Corre a boca pequena que Lali só pode mesmo concorrer a vice, porque encabeçar uma chapa está difícil. E tem mesmo que ser em outra cidade, pois o povo de Orleans só agora entende o quanto a oligarquia Librelato sempre manteve o município no atraso.  

 

Repintura

Vereador Ricardo Arboite (PP) de Capivari de Baixo não se conforma com o fato da rodoviária do município está novamente sendo pintada. Segundo o edil é a segunda vez que o prédio recebe tinta em menos de quatro meses. Ricardo suspeita que seja desperdício de dinheiro público. Com a palavra a administração municipal.

 

Boa ideia

Vereador Jonas Machado dos Santos (PDT) de Capivari de Baixo quer a Construção de um Portal Turístico na entrada do acesso principal, via BR 101, contribuindo com a divulgação e embelezamento da cidade. Concordo com o edil desde que a obra seja estruturada e bem equipada. O que não aconteceu com a Central de Tubarão, que até hoje encontra-se abandonada.

 

Análise

O resultado da eleição presidencial mostrou claramente que o Partido dos Trabalhadores está enfraquecido em Laguna, administrada pelo prefeito Célio Antônio. José Serra fez bem mais votos do que Dilma Rousseff, 16.899 (55,51%) contra 13.543 (44,49%). Os números poderiam ser bem mais favoráveis para a presidenta eleita, se não fosse o pífio trabalho de Célio frente à prefeitura. Com o resultado, o prefeito petista precisa urgentemente fazer uma análise e mudar os rumos de sua política administrativa. Ou então, como regra básica, começar a trabalhar e mostrar porque queria ser prefeito pela segunda vez de Laguna. Comece por uma reforma no secretariado, mandando embora sua esposa.  

 

Já vai tarde

Mauro Candemil vai deixar a SDR. Os lagunenses agradecem. O cargo no ano que vem tem tudo para ser de Robson Caporal, se bem que Nelson Gomes Matos e Felipe Pinho Remor correm por fora. Qualquer um deles, só pode ser melhor que o antecessor. O Salmon  foi lembrado pelo Dr. Eduardo Moreira, mas preferiu ficar onde está. 

 

Reforma já

O prefeito de Tubarão, Dr. Manoel Bertoncini está trabalhando a todo vapor, atendendo o público, vereadores, políticos e ainda visitando obras. Correndo mais que mula de padeiro na preparação da reforma administrativa que deve sair em janeiro. Aí é que a porca vai torcer o rabo.

 

As moscas

No último sábado, 30 de outubro, com um feriado prolongado pela frente, véspera de eleição e de temporada de veraneio, a cidade cheia de turistas e veranistas e o comércio lagunense fechado durante a tarde. Vai entender Laguna... Cadê a agilidade da Associação Comercial – Acil? Só pensa agora em eleição? Os associados que se danem.

Concordo plenamente com o Valmir Guedes: “Como diria o macaco, eu só queria entender”. E olha que a ACIL é  comandada por mulheres. Queriam tanto! Chamem o Tako...

 

Atchim

Secretário de Tubarão, Dr. Roger está implantando um sistema de ouvidoria na Saúde. Estamos esperando ansiosos. Pelo andar da mula e com o cargo em xeque, talvez não ouça ninguém. 

 

5 dias de mamata

Tem coisa que mais parece brincadeira de criança.

Claro que os funcionários municipais de Laguna vão detestar este comentário. Sabemos que eles não têm culpa. Mas para este jornal não tem meio termo: bandido é bandido – corrupto é corrupto - vereador é vereador e prefeito é prefeito. Pois não é que o prefeito Célio Antônio deu 5 dias de folga para os funcionários, nesse último feriado?! 

Sexta-feira (29/10) foi o feriado do Servidor (que era para ser comemorado na quinta, dia 28). Segunda-feira (01) ele decretou ponto facultativo. Resultado: Prefeitura fechada na sexta, sábado, domingo, segunda e terça. Decretar facultativo é uma prerrogativa do prefeito, mas se espera dele o mínimo de bom senso e respeito com o dinheiro público e com as empresas comerciais.  Imaginem quantos negócios ficaram parados. Pagamentos - cheques - Licenças - Despachos - Caixa da prefeitura - Certidões - Concorrências - Obras - Câmara. Quantos recursos ficaram esperando o prefeito e seus funcionários voltarem destas belas e remuneradas férias? Acorda, Laguna! 

 

—————

Voltar