Sindicato dos Bancários explica em comunicado a greve dos bancos

08/10/2010 17:00

 O Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região, Armando Machado Filho, emitiu comunicado da entidade para a população e a todos os bancários e clientes que utilizam agências dos bancos privados HBSC, Santader/Real, Itaú/Unibanco e Bradesco, situados nas cidades pertencentes à base territorial desta entidade: Tubarão (base), Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Jaguaruna, Lauro Muller, Orleans, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Sangão e Treze de Maio/SC, que, em assembleia realizada no dia 8 de outubro deliberaram por aderir ao movimento grevista por tempo indeterminado, juntamente com os bancários do BANCO DO BRASIL/BESC e CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

Ele explica a situação e os motivos da greve. "Os bancários estão em greve em todo o país. Os motivos são muitos e entre eles, de que os banqueiros ganham dinheiro como ninguém neste país, mas desrespeitam tanto nós, trabalhadores, quanto os clientes e a sociedade brasileira, somente os cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Itaú/Unibanco, Bradesco, Santander e Caixa) tiveram lucro líquido de R$ 21,3 bilhões no primeiro semestre deste ano. No entanto, recusam-se a valorizar os pisos salariais dos bancários", observa. Acrescenta que o lucro dos bancos cresceu na média 32% em relação ao ano passado. Mas eles não querem dar 11% de reajuste que reivindicamos. Oferecem apenas a inflação do período de 4,29% e que para atingir esses lucros absurdos, os bancos massacram os bancários. Obrigam-nos a vender produtos aos clientes, mesmo que eles não precisem. Exigem metas cada vez maiores, impossíveis de serem cumpridas. Por causa o assédio moral e da pressão insuportável, os bancários estão adoecendo cada vez mais. Mas os banqueiros não querem discutir medidas para preservar a saúde dos trabalhadores. 

"Mesmo com esses ganhos, os bancos não querem investir mais em segurança para proteger bancários, vigilantes e clientes. Só de janeiro a setembro deste ano, 18 pessoas foram mortas em assaltos envolvendo bancos, por falta de segurança. Os bancos demitem trabalhadores e quase não criam postos de trabalho. Não querem dar garantias para proteger o emprego nem contratar mais bancários para acabar com as filas e melhorar o atendimento aos clientes. Os bancos aqui no Brasil cobram os juros e as tarifas bancárias mais altas do mundo. Eles só sugam e não oferecem nenhuma contrapartida à sociedade brasileira. Por tudo isso os bancários estão em greve. Exigimos respeito. E acreditamos que um outro banco é possível, que coloque as pessoas em primeiro lugar", complementa. 

Nova assembléia acontece na próxima segunda-feira, às 9 horas, na sede da entidade, em Tubarão.

Presidente do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, Armando Machado Filho: “Banqueiros ganham dinheiro como ninguém neste país, mas desrespeitam os bancários”

 

—————

Voltar